A Origem de tudo Antes de falarmos no HubSpot propriamente dito, precisamos entender o que precedeu a necessidade de mercado. Nos últimos anos, o termo inbound marketing tem sido um dos protagonistas das discussões sobre as melhores técnicas em marketing digital. Isso tudo ocorreu devido a percepção de que processo decisório do consumidor tornou-se extremamente...
Organizar uma área de marketing digital é um dos maiores desafios atuais das empresas. Há uma dificuldade compreensível em entender o que funciona e o que não funciona o contexto. Faz sentido, pois o marketing não é uma receita de bolo. No entanto, existem 2 ecossistemas que devem fazer parte obrigatoriamente do seu planejamento: A...
Eu tenho certeza que muitos leitores já passaram por esta situação em suas organizações: O marketing e o comercial disputando as responsabilidades e as funções de cada área, empurrando responsabilidades de um lado para o outro. Enxergo que o marketing está em um estágio final do “pedido” de independência da área comercial. Há poucos anos,...
A parte 1 deste artigo está aqui. Continuando com este tópico essencial para a estratégica e definições de marketing, ao finalizarmos o desenho das camadas precisamos desenhar os processos da operação de marketing. Desenhe os processos que serão executados pelas camadas de ferramentas Aqui é um ponto interessante pois muitos processos já são desenhados...
As ferramentas de marketing são um espetáculo à parte, principalmente quando olhamos para o digital. É comum perceber que o mercado enxergue o digital através de suas ferramentas e não necessariamente por causa de seus processos. Isso ocorre devido ao fato destas soluções terem crescido e se tornado a vanguarda da área nos últimos dez...
Um dos trabalhos mais básicos do marketing, ou melhor, de uma empresa, é compreender o seu público-alvo. Muitos gestores e empreendedores insistem em dizer que qualquer comprador em potencial é o seu público-alvo, o que é algo tecnicamente equivocado pois o processo de desenvolvimento de produto e posicionamento de marca deve ter sempre um público...
Durante muitos anos conversando com a alta gerência de corporações de diversos nichos e tamanhos, um ponto em comum faz parte de quase todas as conversas: o sentimento em relação a área de marketing. Uma das grandes preocupações dos CEOs é justamente compreender e tangibilizar o caminho que a área de marketing está trilhando. No...